“When Fashion Meets Architecture” Vava|Siza em Franco Oculista

Julho 3, 2019

“When architecture meets fashion! “

Este foi o mote de inspiração para um happening na @francooculista, onde foi apresentada a exposição fotográfica da autoria do reconhecido fotógrafo André Brito, com direção criativa da @vavaeyewear. Esta ilustra uma coleção de óculos desenhada pelo Arquitecto @sizavieira, captada na icónica Igreja Santa Maria, em Marco de Canaveses. Este foi um evento de ativação de marca junto do seu público de interesse!

Sobre a VAVA & Colaboração com o Arquitéto Siza Vieira

VAVA Eyewear é uma marca de óculos portuguesa, altamente inspirada pela Arquitetura. Com armações como edifícios, os óculos usam o rosto como uma paisagem. Há uma forte interação entre os elementos de design envolvidos na Arquitetura e no design VAVA. Sendo os óculos um objeto rígido, necessita adaptar-se perfeitamente ao rosto, tendo como objetivo tornar-se uma parte mecânica do corpo.

A colaboração com Álvaro Siza Vieira, um grande nome da arquitetura contemporânea, é o resultado da inegável ligação entre a VAVA e as estruturas do artista. Os seus trabalhos têm sido uma forte inspiração para a VAVA. Reconhecido mundialmente, SIZA VEIRA desenhou muitos edifícios icónicos nos últimos 50 anos. Este compromisso é baseado na criação de uma coleção cápsula de óculos em edições limitadas e ilimitadas. Para esta ocasião, as qualidades essenciais dos modelos são sincronizadas com a ética do galardoado com o prémio Prtizker de Arquitetura.

VAVA, activação de marca nos seus pontos de venda

“When architecture meets fashion” é um movimento de arte criado pela VAVA que até à data já foi produzido em várias cidades da Europa. Em Portugal, teve lugar no Porto, Braga e Guimarães. O evento nestas duas últimas cidades foi organizado pela PALCO.

Com todo o excesso de informação criado pelas marcas na era digital já não chega debitar conteúdo e, nas lojas físicas, existe cada vez mais a necessidade de surpreender o consumidor desde o momento em que ele entra até ao momento em que sai de um estabelecimento. Com este evento quisemos surpreender e mudar mentalidades! #ATONISHME

FRANCO OCULISTA, Braga 6 de junho

Durante um mês reunimos de forma intensiva com o Pedro Silva, designer e fundador da marca VAVA e com a Fernanda Franco, fundadora da ótica mais antiga e bonita de Braga e uma empresa que orgulhosamente gerimos e comunicamos há cerca de 5 anos. Quem conhece a Franco Oculsita, sabe que esta é uma ótica com personalidade e que marca pela diferença. Fundada em Luanda nos anos 50 e sediada em Braga desde 1976, a Franco Oculista é uma ótica com posicionamento e identidade única. A sua equipa é familiar e todos eles possuem um estilo particular e irreverente que os caracteriza tão bem. A sua comunicação representa de forma singular e divertida a sua essência que mata saudades dos clientes mais longínquos que nem o oceano separa.

“When architecture meets fashion! “, Um evento único!

“Atosnish me!”. Este era o objetivo principal. Surpreender pela atitude e experiência e fazer com que o cliente final se sentisse único e especial! Neste evento tudo tudo foi pensado ao pormenor e o perfil de consumidor foi estudado e analisado ao mais ínfimo detalhe!

Alguns pormenores sobre o evento:


  1. Foram enviados mais de 200 convites por correio;
  2. Muitos convites foram entregues em mão dando atenção e valorizando a presença de todas as pessoas;
  3. Todos os parceiros foram escolhidos ao detalhe tendo em conta que os valores e missão destes estavam conectados com os valores da marca VAVA e da FRANCO OCULISTA;
  4. Todos os convidados teriam de estar relacionados com a marca VAVA e foram divididos em 3 grupos distintos: CLIENTES / VIP / ARTISTAS.
  5. Em conjunto com o SETRA foram criados dois COCKTAILS temáticos: “VAVA” e “SIZA”.
  6. A Música ficou a cargo do conceituado Super Vivax que aliou a sua sonoridade ao toque futurista do evento.
  7. A Franco Oculista teve uma decoração especial com luzes vermelhas e a exposição deu ainda mais charme à festa. Confiram a galeria.
  8. A Galeria possuía telas gigantes da exposição fotográfica e os óculos estavam envolvidos e expostos em cubos e não só.
  9. O evento gerou vendas o que foi incrivelmente satisfatório para todos os envolvidos já que os artigos Vava possuem um PVP até 650€.


Uma ação de charme que não deixou nenhum cliente indiferente e fez com que todos os presentes se sentissem privilegiados por terem sido convidados a fazer parte!
A PALCO voltou a ser contratada para reproduzir o conceito do evento em Guimarães e apesar do conceito ser similiar a exposição “When architecture meets fashion! “não só decorreu no interior da loja como se extendeu para o exterior. Aqui, a rua foi #Palco de um evento de arte!

    leave a comment