Case Study | Buzina

Julho 3, 2019

Case Study // Buzina

A Buzina é uma marca portuguesa fundada por Vera Fernandes em Março de 2016. Esta possui um identidade singular onde reina a autenticidade. A mulher que veste Buzina gosta de moda mas gosta essencialmente de si própria. Todas as peças são tamanho único, exigindo alguma criatividade na mulher que as veste. A BUZINA é feita, acima de tudo, para uma mulher com atitude!

Ao sentir que a marca estava a crescer, a Vera contactou a PALCO pois sentia a necessidade de dar o “salto” e começar a posicionar a marca! Após uma breve análise, sentimos que esta tinha imenso potencial pois possuía design, qualidade e preço, três pontos fundamentais para que uma marca tenha sucesso no mercado em que opera.

Rebranding, Uma Nova Etapa

“A Buzina é barulhenta”. Esta foi uma das frases que a sua criadora reforçou. Nesta nova imagem, quisemos não só trazer as tonalidades quentes que tão bem traduzem o lado humano e nos remetem às emoções mas também traduzir o elemento da buzina de uma forma não linear, de forma pouco perceptível e, que de alguma forma, se mantivesse fiel ao estilo tão próprio das criações que esta apresenta! Criamos um logótipo e um monograma que funcionam em qualquer fundo e é eficaz ao ser utilizado em vários tons. A tonalidade principal utilizada na marca foi o Terracota já que esta é uma cor que identifica a essência da marca!

Estacionário e packaging

O cartão de visita é texturado, aliciante ao toque, com o tom quente da marca e informações no verso. Por sua vez, as etiquetas são em cartão texturado, com o mesmo tom e toque, tendo presente o website na parte da frente. O verso da etiqueta poderá conter referência e nome do artigo bem como o seu preço no caso da loja física

Campanha Verónica & Vivian
 


As mudanças não ficaram pelo logótipo. Era necessário criar uma campanha para a nova coleção e construir uma narrativa visual e conceptual que marcasse a marca e que tocasse no coração e mente das consumidoras. O objetivo foi aliar o nome da coleção com o local da sessão. O local elegido foi uma pedreira pois o elemento força/coragem

estava traduzido na pedra/rocha. A individualidade da coleção “Verónica & Vivian”estava ainda representado na individualidade de cada uma das modelos.

Sobre a coleção: Inspirada na mulher real, na sua identidade própria e personalidade única, Verónica e Vivian é uma coleção que retrata a mulher, a sua força interior, a sua individualidade. A Buzina é uma marca cujas peças se adaptam na perfeição a cada mulher, à sua forma de vestir, às suas necessidades diárias no que à indumentária diz respeito e esta colecção prova mais uma vez que esta é uma marca multifacetada, perfeita para qualquer ocasião!

Redes Sociais

As Redes Sociais da marca não transmitiam um propósito, não existiam conteúdos cuidados nem storytelling. Após o Rebranding, iniciamos a gestão de redes sociais e toda a curadoria de conteúdos, bem como o tipo de mensagem a ser publicada, sempre em sintonia com a estratégia e visão da Vera.

Todos os conteúdos visuais da marca possuem um filtro quente que remetem para o calor humano, para os sentimentos, para o melhor da vida. Aliamos imagens das peças com modelo a imagens de pormenores, pequenos detalhes como os tecidos usados e focamos por vezes nos rostos que usam Buzina já que quem veste as suas peças também faz parte desta história.
A tudo isto, aliamos pormenores do behind the scenes (do fabrico das peças) bem como citações/ frases inspiradoras que reflitem os valores da marca.

Marketing de Influência Aplicado à Marca Buzina

Após a marca estar posicionada e com um imagem forte, apresentamos uma seleção de bloggers e influenciadores que contactamos. O perfil das mulheres selecionadas tinha de se identificar com os valores e missão da Buzina: mulher cuja identidade era real e sem filtros para que todas as fãs e consumidoras da marca sentissem que tudo era real.

O BOOM

A BUZINA é uma marca que está a ser falada e cada vez mais a consumidora BUZINA começa a desejar a marca! O Sentimento de fazer parte (#BUZINAGIRLS) começa a ganhar força no panorama nacional! As parcerias certas e a associação de marca estão a aumentar o seu posicionamento no mercado e na mente das consumidoras! Chegamos ao ponto de ouvir:
“Eu conheço a Buzina”! / “Aquele vestido é BUZINA” / “Já ouvi falar na marca”!

Todo este “BUZZ” em torno da marca fez com que o seu “hype” aumenta- se, o que resulta num crescente valor de mercado da marca!

Agora a nossa estratégia já começa a voar para além fronteiras e o melhor está para vir!

    leave a comment